Loading...

SEJA BEM VINDO TUBARÃO.

Essa e nossa pagina na internet fique a vontade, se quiser escrever algo, faça com responsabilidade obrigado pela visita
Att: Administrador

Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

SEDE OPERACIONAL DO GRUPO DRAGÕES POTIGUAR DE TRANSMISSÃO INDEPENDENTE


CONHEÇA A SEDE OPERACIONAL DO GRUPO DRAGÕES POTIGUAR DE TRANSMISSÃO INDEPENDENTE - GDRAPTI-RN NA CIDADE DE NATAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.



ENDEREÇO PARA TROCA DE CARTÃO DE QSL





Olá meus colegas, se deseja troca cartolina comigo meus dados e o seguinte: 
BRAZ LUCIANO TEIXEIRA DA SILVA PX7E-3630 ESTAÇÃO "PINGUIM" UNIDADE: 003 100%GDRAPTI-RN RUA GIRASSOL Nº 331 BAIRRO PAJUÇARA II NATAL - RN BRASIL 
CEP: 59.133-128 Emial: px7e3630@oi.com.br grato por atender minha solicitação até breve nos encontraremos via eter.
um forte 73/51 que deus lhe proteja sempre...................................................

CURIOSIDADES SOBRE A NOSSA FAIXA

  Voçê sabe Como Surgiu a faixa do Cidadão ?

Contribuição para a derrota Alemã
Um radioamador residente na Ilha de Rhode (USA) em meados de 1941 recebeu sinais na freqüência de 27,125 Mhz que, na época, não era utilizada no âmbito do radioamadorismo. Impossibilitado de transmitir, como qualquer outro operador, em virtude da segunda grande guerra, este atento operador prestou atenção nesta transmissão e constatou que o idioma empregado era o Alemão. Na realidade não era uma estação Clandestina que operava dentro do território Norte Americano, mas uma transmissão proveniente da Tunísia, efetuada entre as tropas do Marechal Erwin Romel, como constatado posteriormente pelo órgão que regulamentava as comunicações nos EUA na época, após ser notificado pelo radioescuta de Rhode Island.

O órgão americano prontamente enviou a informação para os comandos da Força Expedicionária Aliada que, de posse das ordens do Marechal Alemão e com o correto planejamento, consegui a rendição dos tropas nazistas no norte da África.
Projeto Joan Eleanor
Em meados de 1944, um projeto de espionagem encabeçada pelo comandante e piloto da força aérea Americana S.H. Simpson, efetuado na Holanda tomada pelos alemães, estava em andamento com o auxilio de escutas aliados em terra. Desenvolveram para isso equipamentos de comunicação que pudessem fornecer um alcance satisfatório para a missão, que fossem portáteis e que as antenas apresentassem pequenas dimensões em relação às demais faixas mais baixas de HF (escondidas). Um segmento que poderia fornecer rádios com estas características era o VHF.

Após findar a guerra, o órgão americano que coordenava as comunicações sugeriu que fossem desenvolvidos equipamentos pequenos, a baixo custo, e que pudessem ser utilizados pelo cidadão. Assim em 1947começaram serem comercializados nos EUA os primeiros TRX "populares" operando em 11 metros.
Depois da II Guerra Mundial, quando já em ampla utilização os demais serviços de RADIOCOMUNICAÇÃO.Seu objetivo primordial foi facultar ao cidadão comum, sem nenhuma vinculação com a técnica, um modo de comunicações rápidas e versáteis, notadamente para fins de outras atividades profissionais.
Exemplos :Comunicação entre médicos e seus hospitais, de profissionais liberais com seus escritórios, de motoristas de táxi com suas empresas, de fazendeiros com seus vizinhos e as cooperativas agrícolas, e outras similares.
O Brasil tardou muito em regulamentar o Serviço de Rádio do Cidadão, apesar de ter subscrito a Convenção Internacional que o estabelecera. O órgão oficial da época (Comissão Técnica de Rádio) fazia ouvidos moucos aos apelos que de todos os setores lhe eram feitos para regulamentar a matéria.Então, deu-se o inevitável : a faixa de 27 MHz (11 metros), uma das internacionalmente reservadas ao Rádio de Cidadão, foi sendo invadida por estações clandestinas, que ali praticavam toda sorte de comunicações, desde as profissionais às recreativas.
Somente em 1970, através da portaria n.º 33, de 26 de janeiro de 1970, o Ministério das Comunicações regulamentou no Brasil o Serviço de Rádio do Cidadão.Naquela Portaria, também se dava predominância aos usos profissionais da Faixa do Cidadão, inclusive reservando-lhe um certo número de canais exclusivos.
Mais Tarde a Portaria n.º 33 foi revogada, descaracterizando-se predominância dos usos profissionais.Daí passou a faixa de 11 metros a ser usada quase que exclusivamente para fins de entretenimento e até atividades tipicamente enquadradas no no Radioamadorismo, como Concursos, Diplomas, etc.
A partir de fins de 1979, vêm sendo introduzidas pelo Ministério das Comunicações várias e radicais alterações no Serviço Rádio do Cidadão, as quais culminaram com a Portaria n.º 28/1980, aprovando a Norma 01A/80;esta ampliou para 60 canais de comunicações a faixa de 11 metros e excluindo seu uso às pessoas jurídicas, excetuadas as associações representativas do
s usuários e entidades que, a critério do Ministério, possam atender a situações de emergência.
Foram admitidas as emissões em banda lateral singela (SSB), o que aumenta muito as possibilidades de comunicações por maior número de usuários.Graças a estas medidas, o Serviço Rádio do Cidadão destina-se a comunicações de entretenimento, comunicações de interesse particular (não permitidas as pessoas jurídicas) e à prestação de serviços da várias naturezas(inclusive em rodovias), Secretarias de Segurança Pública, Policias Civis e Militares, Policia Rodoviária e outros órgãos mantêm estações de apoio com escuta permanente na Faixa do Cidadão.


Histórico
U.S.A

1933 -
A estação experimental W6XBC do Dr. A.H. Schermann de Yuma AZ operada em 27.1 MHz.

1934 - É dado início à FCC através de um ato do Congresso americano comumente conhecido como: " O ato das comunicações de 1934". Os "serviços" são então estipulados em três categorias, Broadcast, Público e Segurança/Especial.

1940 - A segunda guerra mundial forçou o desenvolvimento dos equipamentos de 27MHz . O BC-1335 era uma valvula 6 ou 12v, 4 Watt utilizada para unidade militar pesando 25 lbs foi um dos precursores dos trx que se seguiram.

1946 - Médicos em 27MHz: Estes podiam utilizar equipamentos médicos que funcionassem no segmento de 26.96 a 27.28

1947 - Na Conferencia de Atlantic City - Os radioamadores perderam parte da faixa de 10 metros e 20 metros, mas agora irão ganhar uma nova faixa, em 15 metros (1952). Para compensar a perda, a FCC permitiu o uso da baixa de 11 metros (26.96 a 27.23 Mc) em base compartilhada para aplicações Industriais, cientificas and Medicas. A classe D para uso profissional compartilhado foi introduzido em 465MHz UHF mas a tecnologia da época não estava apta a nível de produzir um radio estável, de baixo custo e acessível. Médicos estavam então habilitados continuar atuando em 27MHz.

1948 - A companhia Firestone de pneus obteve licença experimental W10XXD em 27.255MHz para utilizar 2 transmissores de 3 Watts. A Firestone entretanto estive testando protótipos do que seria o atual radio faixa do cidadão.

A lei adormeceu por quase uma década e 465MHz e os classe D não encontravam mais uma faixa favorável, tentando buscar uma nova faixa mais recentemente.

1957- O Documento da FCC #11994 propôs realçar a classe D nos pouco ocupados 11 metros Ham band 26.96-27.23 MHz (USA-somente). Desta vez havia um trafego comercial/militar muito pequeno em uso nos 27MHz .

Setembro de 1958 - A faixa de amador de 11 metros é realocada a operadores Classe D. A Faixa do cidadão a banda é então dividida em canais, ou seja, segmentos de 10kHz, os primeiro canal criado eram o 26.96 e 26.97 com frequency carrier centrada em 26.965 - e 27.225 tornando-se então o ultimo canal central - 27 canais ao todo. A banda comercial acima de 27.23 não poderia ser usada pelos operadores de CB apos o canal 23.

Janeiro de 1977 - Mais alguns canais foram liberados - existiam planos de estender a faixa para mais 99 canais, acima de 27.995 entretanto, na realidade não puderam expandir mais de 440kHz - para prevenir sobremodulação nos estágios de freqüência intermediaria de 455kHz em algum receptor. A banda comercial perdeu 27.23 - 27.41, para os novos canais da CB de 24 a 40. Os canais 24 e 25 preenchidos the reclaimed gap entre 22 e 23 (which is why the , e os canais 26 a 40 originados de 27.265 a 27.405 - que por coincidência, os dois primeiros decimais correspondiam ao número do canal.
Obs: O conteúdo aqui encontrado foi extraído de páginas de Pxistas brasileiros
 
 
Braz Luciano PX7E-3630 Unidade 003 100%GDRAPTI-RN

LANÇAMENTO! RADIO PX COBRA 29LTD COM BLUETOOTH!


 
Detalhes no site do fabricante em ingles.
Aproveitem para dar uma olhada em um equipamento que já foi sonho de consumo e ainda é um dos rádios mais confiaveis para a faixa do cidadão: O lendário Cobra 148GTL.!
http://cobra.com/index.cfm?fuseaction=product.display&Product_ID=419&category_ID=30

Faça parte dessa familia.
PX7E-3630 Natal-RN

SEMPRE SERÁ O NOSSO QUERIDO PP6-PP FERNANDINHO




Este é : PP6PP Fernando, um excelente radioamador, e também um grande colega, uma pessoa que está sempre procurando o melhor para o radioamadorismo.

Não tenha duvida que vai fazer uma falta inreparavel ao verdadeiro Rádioamadorismo.



A sua passagem pela minha vida no Rádioamadorismo foi muito importante pois voçê sempre atendeu gentilmente minhas solicitações de ajuda porisso faço questão de registrar meus sinceiros agradecimentos por tudo que me fez um forte 73 e que deus lhe proteja sempre meu amigo. vou sempre lembra de voçê.
Braz Luciano T. da Silva 
PS7-BL NATAL-RN BRASIL

GRANDE PERCA NO RÁDIOAMADORISMO BRASILEIRO

SENHORES,
GOSTARIA DE COMEÇAR COM UM PEQUENO HISTÓRICO DA MINHA VIDA NO RADIOAMADORISMO:

Comecei em 1994 como Radiocidadão (PX), que foi o alicerce para chegar ao radioamadorismo, e em pouco tempo foi chamado para ser o Vice-Presidente do Grupo COBRASE de Radiocidadão em Aracaju, e logo em seguida um convite para assumir a presidência do PX CLUBE DE ARACAJU onde desempenhei com orgulho os trabalhos naquela entidade.

Estudei para ser radioamador, nesta época as provas em Aracaju estavam suspensas, viajei com outros amigos para Salvador/BA (640 km) onde não obtive sucesso nos exames para radioamador, mas não desistir, voltei a estudar e logo outra viagem para a cidade de Senhor do Bonfim/BA (840 km), voltando de lá muito alegre igual a um “pinto no lixo” já desta vez com resultados positivos e com o meu primeiro indicativo PU6GIP. Mas não fiquei conformado, eu queria mesmo era chegar ao topo do radioamadorismo, e logo aprendi o CW e radioeletricidade sendo promovido pra classe “B” como o indicativo de PP6PP, e um ano após como já era esperado eu já estava na classe “A”.

Então me filiei a LABRE/SE na gestão do ex-presidente saudoso PP6AR PÁDUA, que com muito orgulho fui recepcionado naquela entidade. Logo após a gestão de Pádua quem assumiu a direção da LABRE/SE foi o saudoso PP6FM Dantas, que observando o meu comportamento e a minha dedicação ao radioamadorismo me convidou para fundar e ser diretor da ESCOLA SERGIPANA DE RADIOAMADOR “JOÃO CORINTO MENDONÇA”, e desde esta época presto serviço voluntário ao radioamadorismo. Também fui convidado para ser membro do mais conceituado grupo de radioamadores que existia aqui naquela época “GRUPO DE VHF DE SERGIPE”, o único grupo detentor de duas repetidoras um AUTO-PATCH (fazíamos ligações telefônicas do nosso HT, quando nunca se imaginava em um dia existir o telefone celular).
A minha trilha continua no radioamadorismo, já com a nova mentalidade das pessoas findou o meu grande amigo PP6HG Hélio assumindo a direção da LABRE/SE onde hoje ao seu lado eu desempenho o papel de vice-diretor desta entidade e conseguimos quebrar o tabú abrindo totalmente as portas da LABRE/SE para os PXs. Comecei a me interessar mais pelo hobby, investindo em antenas, fontes, acoplador, microfones e transceptores, explorando outras modalidades digitais, SSTV, RTTY, PSK31, etc., fazendo concursos, contestes como: Farroupilha, Concurso Verde e Amarelo, Manchester Mineira, Semana das Comunicações, Final de Semana dos Faróis Sul Americano, expedições e demonstrações radioamadoristicas e muitos outros, resgatando antigos radioamadores sergipanos que estavam fora da faixa, descobrindo e divulgado muitos softwares para radioamadores, como Echolink, Multipsk, CQ 100, etc....
Com a descoberta do Echolink em 2003 eu fiquei muito empolgado, com a oportunidade de realizar contatos com o Brasil e o mundo através do VHF local, então resolvi manter uma estação de Echolink no ar em ARACAJU, para servir aos radioamadores da minha cidade.
Foi através de Echolink que o radioamadorismo sergipano ficou mais conhecido nacional e Internacionalmente, onde eu e mais outros três radioamadores brasileiros criamos a “SALA BRASILEIRA” que hoje hospeda e movimenta vários links no Brasil e no mundo. Criei em 24 de Janeiro de 2005 a “RODADA INTERBRASILEIRA” que é uma rodada diferenciada entre todas as rodadas do radioamadorismo por conta do diferencial que eu adotei naquela rodada, “UM TEMA EM PAUTA”, e através desta rodada os radioamadores sergipanos tiveram a oportunidade de sair de Sergipe para encontros bem distantes daqui do nosso estado: ex: São Paulo, Bragança Paulista, Indaiatuba, Quaraí, Brasília, Caldas Novas, Niterói, etc. Adquirimos muito mais experiências e entre elas foi trazer para Aracaju a “RODADA BOM DIA, BOA TARDE e BOA NOITE SERGIPE”.

Criamos o café da manhã da LABRE/SE, todo 1º sábado de cada mês, criamos também o Museu da LABRE/SE, editamos semanalmente e enviamos para mais de 400 radioamadores o QTC da LABRE/SE, com a necessidade de levar informações as pessoas, criamos um site na internet dedicado somente conteúdos para radioamadores e Radiocidadão, se dedicamos a LABRE/SE todos os sábados, prestamos solidariedade e atendimento a qualquer radioamador visitante em nossa cidade, cedendo as instalações da LABRE/SE para seus aposentos, ajudando na manutenção das repetidoras do estado de Sergipe, em especial a repetidora de difícil acesso como a que se localiza na serra de Itabaiana. Em todo este trajeto da minha vida no radioamadorismo eu só plantei amizade, caridade, e solidariedade, não tenho conhecimento nem registro de nenhum inimigo no Brasil e no mundo. Bom minha gente, já falei muito, mas isso é só uma pequena parte da nossa história.

O radioamadorismo sergipano durante todo esse tempo foi como uma verdadeira família bastante unida, com seus altos e baixos, mas tudo se resolvia entre os radioamadores e no final todos saiam felizes.

Gostaria de informar a todos que esta semana eu recebi uma notificação da ANATEL, que foi uma denuncia feita por três radioamadores sergipanos contra mim, e nesta denuncia eles levaram uma gravação de uma conversa minha em uma repetidora local e alegaram o seguinte: “O SR. JOSÉ FERNANDO CARVALHO SANTOS, PREFIXO PP6PP, OPERANDO EM REPETIDORA DE RADIOAMADOR, COMUNICOU DURANTE SUAS MODULAÇÕES DE FORMA INADEGUADA E NÃO CONDIZENTE COM OS OBJETIVOS DO SERVIÇO DE RADIOAMADOR, DESVIRTUANDO A NATUREZA DOS SERVIÇOS CONFORME VEDA O ART. 3º e o ART. 35º RO REGULAMTE DO SERVIÇO DO RADIOAMADOR DA RESOLUÇÃO 449”.

Diante de tal denuncia fui á ANATEL para solicitar uma cópia do processo gerado pela denuncia para fazer a minha defesa, e também solicitei a reprodução da gravação da denuncia e para a minha surpresa esses três radioamadores são atuantes aqui nosso radioamadorismo.

Quero deixar bem claro que o conteúdo desta denuncia não me abalou e nem me incomodou, mas a disposição e a coragens destes três radioamadores sergipanos em deixar os seus afazeres, a sua família, seu trabalho ou o seu lazer para se dirigir a aquele órgão sem motivo real, sem motivo consistente, sem necessidade, e fazer uma denuncia contra mim, foi isso que me deixou desconfortável e percebi que tudo o que eu contribuir para o radioamadorismo foi de “ladeira a baixo”, estou muito angustiado, triste e acabei perdendo a paixão e o amor pelo radioamadorismo.

Pois bem meus amigos, eu pensei muito e achei que já estava na hora de me separa do radioamadorismo, por conseqüência desta situação, me dirigir ao escritório da ANATEL em Aracaju e pedir a EXCLUSÃO TOTAL DE TODOS OS MEUS INDICATIVOS.
São eles:
PP6PP Estação fixa em Aracaju
PP6PP Estação móvel
PP6UHF Estação repetidora Aracaju
PY6PY Estação fixa em Salvador
PX6B0001 Estação fixa radiocidadão.

A Partir de hoje não sou mais detentores destes indicativos relacionados acima, ou seja, não sou mais radioamador nem radiocidadão, foi muito difícil para eu tomar esta decisão, muitos amigos me pediram para eu não fazer isso, até a minha esposa Marineide e meus filhos Victor e Vinícius ficaram muito triste com esta minha decisão. Mas eu tenho certeza que será bem melhor assim para o radioamadorismo sergipano. (OBS: Se os indicativos ainda constarem no site da ANATEL, não e culpa minha, meu pedido de exclusão total foi protocolado terça-feira dia 13 de abril de 2010).

Já estou levando para o meu amigo PP6HG Hélio a minha carta de pedido de demissão da vice presidência da LABRE/SE, não irei mais editar os QTCs, não poderei mais manter a estação de Echolink no ar, e também não faz mas sentido manter um site para radioamador.

Gostaria que este comunicado fosse lido nas repetidoras, nos QSOs, nos QTCs, editado nos sites, para quem não tem acesso a internet também ficar a par do ocorrido, tendo certeza que será uma repercussão Nacional eu peço desculpas a todos.

Encerro pedindo desculpa a todos os radioamadores que porventura eu tenha ofendido em algum comunicado, mas lhe confesso que eu sou uma ótima pessoa, e tenho um grande e bom coração, e aos três radioamadores que mim denunciaram na ANATEL eu peço perdão a eles se em algum comunicado meu eu lhe motivei para esta decisão, e confesso que não guardarei mágoa de nenhum de vocês três.

Aracaju/SE 15 de Abril de 2010
José Fernando Carvalho Santos



divulgue essa covardia contra uma pessoa Ótima carate

DATA DE ANIVERSÁRIO DAS UNIDADES DO GDRAPTI

DIA NOME INDICATIVO CIDADE

01/01 Braz Luciano Teixeira da Silva PX7E-3630 Natal/RN
31/08
01/09
02/09
02/09
Que sua vida seja repleta de alegria e boas vibrações; que Deus abençoe e ilumine todos os seus passos, que cada dia de sua vida voçê realize os seus sonhos e desejos se realizem. Tudo de bom. Feliz aniversário, parabéns, muitos anos de vida e que essas felicidades seja repletas em seu viver, são os votos da sua família GDRAPTI/RN.