Loading...

SEJA BEM VINDO TUBARÃO.

Essa e nossa pagina na internet fique a vontade, se quiser escrever algo, faça com responsabilidade obrigado pela visita
Att: Administrador

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fotos da ultima feira realizada em Ceara - Mirim RN na sede do Grupo Tubarões do Vale

















ÉTICA DE OPERAÇÃO EM ESTAÇÕES REPETIDORAS

Apresentamos aqui algumas dicas de como se comportar corretamente nos repetidores, garantindo assim uma integração maior e a certeza de conseguir muitos amigos.

o Sempre que for solicitar algum colega, chame-o pelo indicativo. Agindo dessa maneira, quem está na escuta não terá dúvidas de que é um radioamador que está querendo usar o repetidor.
o Sempre que entrar em alguma rodada, certifique-se que sabe o prefixo e o nome de cada um dos integrantes, bem como o assunto em pauta. Não existe coisa mais desagradável do que você estar falando com os amigos e alguém entrar interrompendo, fazendo "ping-pong" e não cumprimentando ninguém.
o Se você não tem nada relacionado ao assunto que está em pauta para dizer, não entre. É melhor ficar só na escuta, pois entrando "apenas para dizer boa tarde", interrompe-se o QSO, e depois, por educação, passarão outra vez a palavra para você que continuará sem nada para dizer.
o Tenha um vocabulário adequado. Um bom vocabulário tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e quase sempre incompreensíveis.
o Seja cortez e educado. Lembre-se que embora a maioria absoluta de radioamadores sejam do sexo masculino, em suas casas sempre haverão crianças e mulheres ouvindo. Certa vez, estava acontecendo uma discussão no repetidor e o nível baixou completamente. Minha esposa ouviu e me perguntou se era com isso que eu perdia horas e horas no "shack". Durma com esse barulho!
o Não ofenda e nem faça comentários pejorativos. Está se tornando comum "certos" radioamadores fazerem comentários maldosos no repetidor. Comentários que ofendem e constrangem não só o radioamador que querem atingir, mas também os outros que estão ouvindo. Esse tipo de comportamento deverá ser banido a qualquer custo. Portanto não se surpreendam se o repetidor for desligado no meio de um QSO desse tipo.
o Evite falar com clandestinos pelo repetidor. Se encontrar alguém sem prefixo usando o repetidor, ou chame-o para um direto ou saia da freqüência. Lembre-se, o pessoal da fiscalização da Anatel agora consegue ouvir o repetidor lá de São Paulo. Você está cansado de saber que não pode manter contato com clandestinos. Você teve que estudar as apostilas para ter seu prefixo, por que eles também não o fazem?
o Quando ouvir alguma portadora, evite comentar na freqüência. Faça de conta que não está atrapalhando ou se realmente estiver, diga que precisa desligar. A pessoa que dá portadora adora saber quanto você a odeia, quanto mais você reclama, mais ela fica feliz. Se você simplesmente a ignora, logo ela desiste.
o Use um canal direto sempre que possível. Quando precisar falar com algum colega sobre um assunto muito específico, verifique se não conseguem contato pelo direto, assim o repetidor fica livre para alguém que precise usa-lo e vocês não serão interrompidos no assunto.
o Desestimule clandestinos a usar o repetidor. Explique dos problemas que eles podem nos trazer. Incentive-o a estudar as apostilas e a fazer o exame.
Aos clandestinos:
o Não operem o rádio clandestinamente, a multa por transmitir sem licença é até R$10.000,00 mais a possibilidade de ficar de 2 a 4 anos preso!!!
o Não inventem prefixos para operar, pois normalmente não sabem sobre as categorias e de como é feita a divisão das letras. O resultado é que inventam prefixos que não existem.
o Consultas de prefixos. Lembre-se que quase todo radioamador tem acesso a internet e pode checar se o indicativo é seu mesmo no site Anatel - Prefixos
o Entre pela porta da frente. Entre da maneira correta e faça muitos amigos. Segure a vontade de entrar operando e faça o exame para radioamador.


grato pela atenção Braz Luciano PX7E-3630 Unidade: 003 gdrapti
1º Secretário do grupo

O ELO PERDIDO DO RADIOAMADORISMO

Por Paulo Eduardo Castaldi (PY2CWS) Cada um de nós radioamadores, ou ainda operadores da faixa do cidadão, quando decidimos entrar para a classe desse magnífico hobby, não o fazemos por outro motivo que não sejam os quatros ângulos básicos do radioamadorismo:
a) Aprendizado, (Estudo da eletrônica e da radiotécnica)
b) Comunicação, (Prática das diversas modalidades de comunicação)
c) Interação (Capacidade de interagir através do rádio) e
d) Solidariedade. (Desenvolvimento de trabalhos sociais e humanitários)
Sob o ponto de vista geral, a grande maioria dos radioamadores não desenvolvem as quatro atividades integralmente e simultaneamente, dedicando-se a uma ou outra atividade isoladamente, a qual mais lhe apraz.
Com relação ao item “d”: Solidariedade; acredito seja este o vértice principal sobre o qual deveriam estabelecer as metas dos clubes e associações radioamadorísticas, sob pena de transformar o maravilhoso hobby em atividade banal, egoísta e sem nenhum proveito para a sociedade em geral.
Não há novidade alguma em atribuir à “Solidariedade” um dos preceitos básicos do radioamadorismo, principalmente levando-se em consideração de que o radioamador sempre foi utilizado como forma de prestação de serviço durante catástrofes naturais e ou em casos de emergência, porém, atualmente, vemos com freqüência os radioamadores transformados em apenas “senhores parladores”.
Quando sito a “Solidariedade”, não estou argumentando somente em ser solidário em palavras via rádio, mas verdadeiramente solidário em AÇÂO positiva e construtiva para um mundo melhor. De que nos adianta investir milhares de Reais ($) em modernos equipamentos de radiocomunicação, se o egoísmo não nos deixa sair da cadeira de onde falamos? Não é para isto que vivemos, vivemos para servir !!! Já dizia o velho refrão: “quem não serve para servir, não serve para viver”. (Slogan da Labre muito usado nos cartões QSL’s).
Clubes e Associações de radioamadores deveriam preocupar-se em desenvolver alguma atividade relacionada com a promoção social, educacional e assistencial, integrando-se às mais diversas entidades assistenciais existentes no país.
Podemos transformar os inúteis e improdutivos contestes radioamadorísticos em algo útil e prazeroso, como por exemplo, promover ação conjunta em prol dessas entidades beneficentes, caritativas e de assistência social, como as APAE, asilos, creches, institutos de educação especial etc...
Porém antes disso, é importante conscientizar os nossos radioamadores sobre esta faceta do moderno radioamadorismo, o que não nos parece ser difícil, uma vez que o radioamador já possui a semente da solidariedade em seus conceitos primários.
Tome por exemplo uma entidade Beneficente de Assistência Social, que atende centenas ou milhares de crianças portadoras de deficiência, ou aquelas escolas que atendem menores carentes, ou ainda aquelas que abrigam crianças portadoras de câncer, etc., etc. Imagine se cada um das dezenas de concursos radioamadorístico resolvesse por exemplo colocar em uma de suas regras a obrigação do participante doar R$ 10,00 para a instituição X ou Y para com este valor multiplicar seus pontos por 1 ou 2; ao mesmo tempo em que o participante tem o prazer de fazer o contest ainda tem a satisfação de saber que está ajudando aquelas instituições que auxiliam o ser humano.
Outras atividades que poderiam ser desenvolvidas pelas associações e clubes de radioamadores, estariam ligadas à educação, como por exemplo fazer despertar nos jovens o interesse pela radiotécnica, através de visitas às escolas de ensino fundamental, médio e técnico, apresentando pequenas montagens de receptores galenas, regenerativos e quiça superhetorodinos, bem como os transmissores QRP de CW e AM e com isso fazer surgir também o interesse pelo radioamadorismo. Simultaneamente essas atividades DEVEM ser divulgadas na imprensa local, como forma de fazer valorizar a classe radioamadorística, mas que essas atividades sejam contínuas e organizadas em todo o país e não um simples fogacho que logo apaga. Desta forma essas atividades deveriam ser METAS OBRIGATÓRIAS dos clubes e associações radioamadorísticas em todo o país.
Quantos clubes e associações fecham suas portas por falta de atividade útil, pois acabam caindo na rotina da mesmice da inutilidade?. Os presidentes e diretores dessas entidades ligadas ao radioamadorismo precisam ser elementos aglutinadores de esforços e de pessoas, sejam capazes de motivar aqueles que os cercam, porém antes de tudo devem ser carismáticas, sinceras e capazes. Creio não faltar pessoas com essas características em nosso meio, já que todos são desembaraçados e falantes e são radioamadores.

RELEMBRANDO O PASSADO!

 A partir de agora o blog do gdrapti abre esse espaço pra os verdadeiro nordestino poder "Relembrar o Passado no Presente", com essa página totalmente reformulada, para divulgar um pouco da historia do nosso saldoso Luiz Gonzaga do Nascimento, que Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina



Amigo você tem interesse de participar do nosso grupo então mande sua solicitação para os dados abaixo

Amigo PX se ouve interesse de sua parte, em participar do nosso grupo seja bem vindo, ficaremos muito felizes em ter você como parte da família gdrapti, solicite uma cópia da ficha de adesão através do seguinte e-mail: gdrapti@bol.com.br grato pela sua atenção.
A Diretoria do Grupo

No mês de outubro acontece o maior evento escoteiro do mundo, o nosso JAMBOREE NO AR, é um momento muito esperado pelos escoteiros do mundo todo, este é um evento oficial da Organização Mundial de Escotismo (WOSM).

Durante este fim de semana, milhares de escoteiros de todos os cantos do mundo,  encontraram-se para "conversar" e trocarem experiências através das ondas de rádio e  internet, usando todos os recursos tecnológicos disponíveis na localidade, o Grupo Dragões Potiguar de Transmissão Independente – GDRAPTI, participou de toda a atividade através da sua unidade 003 100% gdrapti Braz Luciano Teixeira da Silva PX7-E3630, que durante o encontro realizado na Labre-RN com escoteiros e radioamadores presentes juntamente com a Equipe Potiguar de Radio Escotismo – EPRE/RN, o evento teve um sucesso total, “Infelizmente, ainda hoje e muito pouco a participação de colegas radioamadores de Natal”.

(1º)- Aproveito a oportunidade para registrar meus agradecimentos aos colegas;
José Nazareno PS7-NN por todo o apoio prestado durante o evento levando seus equipamentos pra que os escoteiros pudessem realizar tão importante atividade.

(2º)- Laura do movimento escoteiro com seu valioso apoio na parte da cozinha sempre fazendo nossa alimentação.

(3º)- ao colega Hallison PU7KDX com sua participação durante toda a atividade revezando os quartos de hora durante a noite.

Em fim ao demais que nos ajudaram de outras formas meu muito obrigado


Atenciosamente:
Braz Luciano T. da Silva – PX7E-3630
Unidade: 003 gdrapti
1º Secretário do Grupo    


Ficaremos aguardando o próximo ano se DEUS quiser para participar novamente. 

Segue abaixo algumas fotografias do evento para os colegas observa como funciona.

Braz Luciano PX7E-3630
 
                                                              Laura Escoteira do Mar
 
                                                 Nazareno PS7-NN Rádioamador Antigão

 
                                                         Hallison Escoteiro PU7-KDX

 
                                  Hallison altas horas da madrugada.......................kkkkkkkkkkkkkk

Braz Laura e Hallison no termino da atividade apois 3 dias de comunicações no ar parando so pra comer e dormir um pouquinho.................... 1:30min de sono mais vale apena nós não se arrependenmos de nada disso e muito gostoso poder ter essa experi.............................