SEJA BEM VINDO TUBARÃO.

Essa e nossa pagina na internet fique a vontade, se quiser escrever algo, faça com responsabilidade obrigado pela visita
Att: Administrador

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

05 de Novembro - Dia do Radioamador

A fixação de 05 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foi em razão de que, nesta data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicou, sob o nº. 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil.

Os radioamadores tem sido os pioneiros nas telecomunicações.
Eles ajustavam e experimentavam, tentavam isso e aquilo, sempre com o propósito de aumentar o alcance da comunicação ou a eficiência do equipamento. Os radioamadores foram os primeiros a demonstrar a grande utilidade das ondas curtas e foram tamb& eacute;m os pioneiros no uso do espectro das ondas de VHF e UHF. Foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo e contribuíram bastante para a pesquisa da radiopropagação. Das pesquisas e experimentações radioamadoras nasceram as tecnologias que possibilitam, hoje, o uso dos celulares e das comunicações via satélite.

Mas o radioamadorismo também, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. A história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e at&e acute; mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre pronto para SERVIR a humanidade.

E no Movimento Escoteiro a presença do radioamadorismo é uma realidade e a chamados de RADIOESCOTISMO.
RÁDIOESCOTISMO é o nome que se dá ao uso de equipamentos de rádio como suporte e incremento às Atividades Escoteiras; é mais um atrativo para os jovens e mais segurança para os adultos. Através de uma Estação de Radioamador, é possível estabelecer contatos entre, por exemplo, nosso acampamento e a sede do Grupo Escoteiro ou ainda, do nosso acampamento ou de nossa sede, contatar Es coteiros e Radioamadores em outros Estados do Brasil e ao redor do mundo inteiro.

B-P (Baden-Powell - fundador do Movimento Escoteiro), sempre alerta, acompanhou a evolução do rádio, naquela época totalmente dependente dos que (mais tarde) viriam a ser radioamadores.
Em “The JOTA Story”, Len Jarrett, 1993, publicação da WOSM, há duas citações suas:
Em 1913, quando a revista “Wireless Word publicou um esquema da Compahia Marconi com instruções de como montar um telégrafo sem fios, dirigido a Movimentos de Jovens, B-P teria comentado que “o rádio está se tornando um “hobby” favorito dos rapazes, e é de muito valor para eles, porque há muito futuro. Desejo que os escoteiros, custe o que custar, façam muito uso desta oportunidade que lhes é oferecida, porque certamente farão um bom trabalho e esse tipo de interesse lhes trará uma enorme recompensa no futuro”.
A outra citação ocorreu em 1922: “O que está se tornando a maior mania entre os jovens? A Radioescuta e toda a sua tecnologia”.