SEJA BEM VINDO TUBARÃO.

Essa e nossa pagina na internet fique a vontade, se quiser escrever algo, faça com responsabilidade obrigado pela visita
Att: Administrador

Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

MISTERIOSAS ESTAÇÕES EM ONDAS CURTAS

MISTERIOSAS ESTAÇÕES
EM ONDAS CURTAS


escreveu : Dr. Leonas Keiteris - PY2 M O K (*)
Após o ano de 1.980 época em que os fabricantes tradicionais de transceptores para o Serviço de Radioamador tanto os americanos como os japoneses iniciaram a fabricação de equipamentos cujos receptores passaram a funcionar com uma cobertura total das ondas curtas, ou seja, fazem a recepção em banda corrida desde 1.8 MHz. até os 30 MHz., como resultado desta possibilidade de escuta muitos radioamadores e radio escutas dedicaram-se a explorar as freqüências fora das bandas de radioamador e para surpresa geral encontraram sinais de rádio sumamente estranhos...
Ao sintonizar o receptor do rádio nas freqüências ao redor das utilizadas em ondas curtas, na parte da manhã ou na parte da noite existe sempre a oportunidade de se ouvir um certo número de estações que transmitem números e letras em diversos idiomas, como o espanhol, inglês, russo ou alemão.
Estas estações acabaram ficando conhecidas como "Estações de Números".
As primeiras transmissões das misteriosas "Estações de Números", foram escutadas pelos rádio escutas em princípios dos anos 60, somente mais tarde por volta de 1.980 veio a despertar maior interesse, foi nesta época quando os radioamadores e rádio escutas começaram a observa-las melhor pois dispunham de melhores receptores principalmente os de banda corrida e melhores antenas, sendo tambem desta época a existência de muita especulação sobre o assunto e sobre a finalidade destas estações, que realmente acabaram gerando muita confusão e muita "fofoca" nos meios radioamadoristicos.
Qual seria a finalidade destas estações?
Para quem estariam transmitindo estas estações?
O que estas estações estariam transmitindo?
Seriam previsões meteriologicas codificadas?
Seria talvez parte de um estranho sistema de balizamento?
As possibilidades de questionamento eram infinitas...
Alguns radio escutas inclusive chegaram a imaginar e afirmar categoricamente de que estas estações com suas transmissões formavam parte de algum projeto secreto para comunicar-se com os "OVINIS", (naves espaciais vindas de outros sistemas estelares), que naquela época estava muito em evidencia.
Mais tarde chegou-se a uma espécie de consenso coletivo na qual estas transmissões seriam mensagens enviadas por diversas agencias de inteligência e espionagem de diversos países para seus agentes em campo aberto, único sistema de contato disponível para comunicar-se com os seus agentes.
Foi nesta mesma época quando os radioamadores e radio escutas mediante as técnicas de seguimento e radiogoniometria realizadas descobriram que os lugares de emissão dos sinais de rádio transmitido pelas "Estações de Números" localizavam-se na antiga Alemanha comunista do leste e também localizaram uma "Estação de Números na Alemanha Democrática do oeste, desta forma existiam estações nas duas Alemanhas, alem de também terem sido descobertas estações com as emissões iguais provindas da Nicarágua, Cuba e assim também de certas bases estadunidenses, com estas descobertas a teoria passou a ser quase uma certeza, sendo que finalmente acabou sendo confirmada por ex espiões americanos e ingleses.
Assim sendo, nesta época alguns dos ex espiões americanos e ingleses aposentados que ao escreverem suas memórias divulgaram em seus livros que as "Estações de Números" fazem parte de um complicado sistema de comunicação e suporte das agencias de inteligência e espionagem que fazem as transmissões destes sinais para enviar certas instruções necessárias aos seus agentes.
Porém, os radioamadores e os radio escutas que possuem o habito de "corujarem" as freqüências se deram conta de que mesmo com a queda do muro de Berlim, com a unificação das duas Alemanhas, com o final da guerra fria, com a falência da antiga União Soviética com a guerra do Afeganistão, com guerra do Iraque e até com a atual globalização estas estações não reduziram suas transmissões como era de se esperar, todas estão transmitindo normalmente ate os dias de hoje, inclusive as estações que se encontram nas duas ex Alemanhas continuam transmitindo com a normalidade de como sempre o fizeram, como que nada tivesse acontecido.
As "Estações de Números" encontram-se desde a parte mais baixa das freqüências como em 2 MHz. e na parte mais alta das freqüências como em 26 MHz., as transmissões são em CW e fonia.
Estas estações podem ser ouvidas a qualquer momento do dia, mais a sua atividade tende a ser maior desde as 00:00 UTC, às 08:00 UTC, caros colegas vocês podem procurar que certamente iram emcontrar.
Espero de que vocês não pensem em enviar um cartão com o informe de sinais para receber seu QSL, pois jamais escutaram uma só identificação destas "Estações de Números".
(*) Dr. Leonas Keiteris - PY2MOK Léo :é advogado e técnico em eletrônica em São Paulo --E.mail=py2mok@radio1000---Site=http://py2mok/home-page.org-

Nenhum comentário:

Postar um comentário