SEJA BEM VINDO TUBARÃO.

Essa e nossa pagina na internet fique a vontade, se quiser escrever algo, faça com responsabilidade obrigado pela visita
Att: Administrador

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O QUE É A BANDA DO CIDADÃO ?

O QUE É A BANDA DO CIDADÃO ?
Desconhecida durante algum tempo, ou mesmo rebaixada ao nível de um epifenómeno, a CITIZEN BAND ( CB ou em português BANDA DO CIDADÃO ) surgiu há algum tempo repentinamente. Utilizada em França por mais de 150 000 pessoas , impôs-se de tal modo na sociedade que os poderes governamentais franceses acabaram por a reconhecer legalmente, aliás, como no resto da Europa.
Os adeptos da CB utilizam no seu domicilio ou na sua viatura um pequeno emissor-receptor e uma antena que lhes permitem comunicar livremente entre si na banda de frequências dos 27 MHZ. Ocorrem assim ao acaso das ondas de rádio contactos cujo aspecto fortuito dão bastante prazer ao utilizador. No tempo das telecomunicações, satélites, Internet, telemóveis..., parece de facto paradoxal que exista tanta falta de comunicação entre as pessoas. Apesar dos meios ao nosso dispor, a falta de meios e locais para se conhecer pessoas é de alguma forma gritante. Lamenta-se a desaparecida antiga praça da aldeia onde era o ponto de encontro para pôr a conversa em dia. A BANDA DO CIDADÃO, cuja missão é dar a palavra aos cidadãos, é uma das respostas, uma das reacções, face a esta incomunicabilidade generalizada. Graças ao seu custo relativamente baixo e à sua simplicidade de emprego do equipamento, encontra-se verdadeiramente ao alcance de todos. Oferece a possibilidade de fazer novos amigos de acordo com os seus gostos pessoais e interesses. Além disso, quando usada na estrada, permite fugir aos engarrafamentos, obter auxilio se tiverem uma avaria, ter uma companhia quando em viagem...
A CB estimula a convivência e a solidariedade. Por esse mundo fora existem pessoas que por força da vida, da saúde, estão privadas de sair normalmente de casa. A CB, por vezes, é a única forma de contacto com o exterior.
Por tudo o que descrevi e por muito mais, a CB é de facto uma realidade importante no seio das sociedades. São milhares, certamente milhões de adeptos desta forma de comunicar por esse mundo fora. Quem o é sabe como bela e maravilhosa é esta maneira de falar e fazer amigos.

A HISTÓRIA DA BANDA DO CIDADÃO
A invenção da T.S.F. (telefonia sem fios) não data de ontem: já se passou mais de um século sobre a primeira rádio-comunicação. O emprego da aparelhagem necessária era incómoda e difícil, e a sua qualidade não tinha nada de comparável com a alta fidelidade de agora. Os componentes principais eram as primeiras "lâmpadas" electrónicas, ligações de metais e de vidro, que necessitavam dum pré-aquecimento importante. O seu consumo era enorme, sem dúvida, à incrível perda de calor deste sistema. Estas mudanças de temperatura não favoreciam a estabilidade electrónica de circuito, e falar de um canal de emissão preciso seria punível com uma "camisa de forças". O que não impede que esta lâmpada tenha sido uma grande etapa no domínio da rádio: pois que permitia com efeito tratar e amplificar um sinal dado, por exemplo, "modulando-o" por meio da voz humana.



Braz Luciano Teixeira da Silva PX7E-3630
Unidade: 003-GDRAPTI-RN
1ª Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário